top of page

ESTUDO COMPARATIVO ENVOLVENDO A EDUCAÇÃO SUPERIOR EM PAÍSES DA AMÉRICA LATINA

Renato Augusto dos Santos

29/05/2025

Dentre as frentes de ação de pesquisa desenvolvidas pelo Lapes/CeLapes, encontra-se aquela destinada a compreender aspectos da estrutura e do funcionamento da Educação Superior (ES) nos países participantes de seus projetos de pesquisa, buscando-se estabelecer uma análise comparativa para facilitar a identificação de semelhanças e diferenças desse nível educacional entre os países.

A importância dessa análise comparativa deve-se à sustentação que a compreensão sobre cada realidade nacional pode fornecer às análises envolvendo outros eixos temáticos, como: a expansão da ES na América Latina, a diversificação e diferenciação institucional, as políticas de inclusão na ES e os mecanismos de reprodução das desigualdades.

A importância dessa análise comparativa deve-se à sustentação que a compreensão sobre cada realidade nacional pode fornecer às análises envolvendo outros eixos temáticos, como: a expansão da ES na América Latina, a diversificação e diferenciação institucional, as políticas de inclusão na ES e os mecanismos de reprodução das desigualdades.

Durante o Seminário Internacional 2023, realizado no Rio de Janeiro, foram promovidas as primeiras reuniões focadas na ES no contexto argentino. Esses encontros tinham como objetivos principais compreender a estrutura formal e o funcionamento desse nível educacional e estabelecer bases de comparação para identificar semelhanças e diferenças em relação ao Brasil.

​No levantamento de dados e das análises comparativas envolvendo Brasil e Argentina, participaram os seguintes pesquisadores vinculados ao Lapes/CeLapes: Andrés Santos Sharpe, representando a Argentina; e Adriane Pereira Gouvêa, Luma Doné Miranda e Renato Augusto dos Santos, representando o Brasil.

Na fase preparatória para as reuniões, utilizou-se um documento da UNESCO localizado por uma de nossas pesquisadoras, que apresentou algumas inconformidades em relação à forma como a ES é estruturada na Argentina. Com isso, durante o Seminários foram realizadas as primeiras reuniões para: i) debater os pontos de divergência identificados, ii) dar início ao processo de compreensão da ES na Argentina por parte dos pesquisadores brasileiros e iii) estabelecer bases comparativas entre a ES no Brasil e na Argentina.

​​​​​​​Após o seminário, outras reuniões foram realizadas, com os mesmos objetivos e participantes, mas dessa vez contando com a interação do pesquisador argentino com outros pesquisadores e técnicos envolvidos com a Educação Superior do país. Essas reuniões adicionais tinham como propósito confirmar determinadas dinâmicas operacionais da ES e obter subsídios para uma compreensão mais aprofundada sobre sua estrutura e seu funcionamento.

Um infográfico foi elaborado com o intuito de sistematizar e expressar a complexidade da Educação Superior na Argentina. Embora sua versão original não tenha se sustentado em suas categorias de análise, sua elaboração auxiliou significativamente na compreensão do tema e viabilizou a definição de parte das categorias utilizadas na análise comparativa.

Embora o processo de compreensão da Educação Superior na Argentina não esteja finalizado, as atividades realizadas permitiram estabelecer alguns pontos de comparação entre Brasil e Argentina. Esses pontos são fundamentais e podem servir de base para a comparação com os demais países envolvidos em nosso projeto de pesquisa.

A partir do trabalho realizado até aqui, foi possível concluir que a análise da Educação Superior na Argentina revelou aspectos importantes para uma melhor compreensão das suas dinâmicas e estruturas e da complexidade que envolve o estabelecimento de semelhanças e diferenças entre os países. Revelou, ainda, que cada categoria de análise pode e deve ser explorada em projetos específicos de investigação científica, dadas a nuances que conformam cada contexto nacional.

​​​​​​​​​​​Estão em andamento ciclos de reuniões envolvendo Peru e Uruguai, na direção de se estenderem as análises comparativas e de se compor um panorama mais amplo sobre como a ES é estruturada e operacionalizada na América Latina. A continuidade das reuniões e a colaboração entre pesquisadores são essenciais para aprofundar esse estudo comparativo, que certamente enriquecerá os projetos de pesquisa em andamento no Lapes/CeLapes.

​​​Os resultados parciais da comparação entre Argentina e Brasil, que contaram com revisões sucessivas dos pesquisadores Andrés Santos Sharpe e Renato Augusto dos Santos, ainda com potencial de ajustes e aprofundamento, estão apresentados nos quadros, organizados pelas seguintes categorias de análise: i) Objetivos e finalidades da ES; ii) Definição de políticas para a Educação Superior; iii) Coleta e disseminação de dados estatísticos; iv) Financiamento da Educação Superior; v) Formação na Educação Superior, incluindo tipos e modalidades de oferta; vi) Instituições de educação superior; vii) Sistema de Educação Superior; viii) Avaliação, regulação e supervisão da Educação Superior. 

Vale destacar que as semelhanças apresentadas se sustentam nesse nível mais macro e generalizante de descrição comparativa, que pode ocultar diversas nuances passíveis de serem descritas como diferenças entre os países. Com isso, cada eixo de análise pode ser desmembrado em variados recortes de pesquisa capazes de levar a uma compreensão mais aprofundada e capaz de trazer mais luz outras perspectivas de comparação e de identificação de semelhanças e diferenças entre os contextos de Educação Superior analisados. (QUADROS EM PDF)​

T2.png
T4.png
T5.png
T6.png
T7.png
T9.png

É Doutor em Educação: Currículo pela PUC-SP (2013), mestre em Educação: Psicologia da Educação pela PUC-SP (2007), especialista em Gestão em Instituições de Ensino (2010), licenciado em Pedagogia pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2003) e em Matemática pela Universidade Guarulhos (2001). Está realizando estágio de pós-doutorado junto ao PPGSA/UFRJ, com enfoque na análise comparativa entre Sistemas de Avaliação da Educação Superior de diferentes países. Como pesquisador vinculado ao Laboratório de Pesquisa em Educação Superior (LAPES), tem se debruçado sobre a compreensão da estrutura formal e do funcionamento da Educação Superior em diferentes países. É Pesquisador-Tecnologista da Carreira do INEP, vinculado à Diretoria de Avaliação da Educação Superior, tendo exercido a função de Coordenador-Geral de Controle de Qualidade da Educação Superior e Coordenador de Gestão do Enade.

Logotipo da SRHE
Logotipo do CNPq
Logotipo da Faperj
Logo Lapes
Logo IFCS-UFRJ
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
bottom of page